Historial - Instalações

Instalações

Esta Associação desempenhou a sua actividade durante 18 meses nas Instalações da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos "O NORTE". Contudo o sonho da Associação, como o de qualquer congénere, era obviamente possuir uma Sede própria.

Este sonho depressa se concretizou. No topo Norte onde terminava a Associação de Reformados, havia um pequeno espaço que não fazia parte da mesma e não estava incluído no Parque José Afonso.

Contactados os Presidentes da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira e da Câmara Municipal da Moita, ambos concordaram com a cedência daquele espaço para a implantação da Associação.

Depois de cedido o terreno, o Presidente da Câmara exigiu que a obra fosse enquadrada com o edifício da Associação de Reformados "O Norte". Passados 3 dias a Sede já estava a ser construída pelo empreiteiro responsável pela construção do parque e por alguns Dirigentes e Associados.

Dezoito meses depois da Associação ser criada, em Dezembro de 1993, toda a sua actividade era desenvolvida na nova sede, muito pequenina, apenas com uma área total de 30 m2 dividida em duas salas.

Como foi referido anteriormente, o sonho de qualquer Associação é ter instalações dignas para o trabalho a desenvolver. No nosso caso precisávamos de umas instalações que contemplassem um espaço próprio para efectuar recolhas de sangue uma vez que é esta a nossa actividade e simultaneamente permitissem desenvolver o nosso trabalho humanitário e receber com dignidade os nossos dadores, que são no fundo a principal razão de ser da nossa existência.

Os esforços para a realização deste sonho começaram a ser efectuados a partir de 1998.

No ano seguinte a Câmara Municipal da Moita cedeu-nos uma parcela de terreno com 324M2 para a construção da actual Sede Social

A escritura da cedência do terreno foi feita em 14 de Dezembro de 2002.

Os projectos para a nova Sede Social foram aprovados em Maio de 2004.

Foram desenvolvidos esforços no sentido de obter ajuda financeira para a construção da Sede, uma vez que esta Instituição não tem Fins Lucrativos e não dispõe de recursos financeiros próprios.

Fomos apoiados em 20% do custo total da obra por parte da Câmara Municipal da Moita e por parte do Instituto Português do Sangue foi-nos atribuído um subsídio de 50.000 euros.

No dia 9 de Janeiro de 2006 deu-se início à construção da Nova Sede Social com a marcação da obra.

Em 23 de Janeiro de 2003 o Presidente da C.M.M. e a Presidente da Direcção procederam ao assentamento do 1º tijolo

As comemorações do 14º Aniversário da nossa Associação foram realizadas 6 meses depois, em 18 de Junho de 2006, nas instalações (ainda em construção) da futura Sede Social.

Em 2 de Junho de 2007,foi realizado um almoço pré inaugural com as entidades oficiais e os mecenas que tornaram possível a conclusão da obra.

A 10 de Junho de 2007, foi realizada a primeira colheita de sangue nas novas instalações.

Finalmente, em 24 de Junho de 2007 (18 meses após o seu inicio), foi inaugurada a Nova Sede Social da Associação de Dadores de Sangue da Baixa da Banheira.


Anterior - O Nascimento | Continuação - Nota Final


Este conteúdo tem origem em ADSBB
http://www.adsbb.pt

O endereço é:
http://www.adsbb.pt/modules/tinycontent/index.php?id=7