Historial - Nascimento

Nascimento

A Associação de Dadores de Sangue da Baixa da Banheira, deve a sua existência ao seu já falecido sócio n.º1, António Cardoso da Rocha.

A prestar serviço voluntário no Hospital Nossa Senhora do Rosário - Barreiro e apercebendo-se dos graves problemas decorrentes da falta de sangue nesta instituição, o Rocha (como era conhecido), com seu espírito altruísta e voluntarioso, entendeu que a melhor forma de contribuir para minimizar este problema, seria a criação de uma Associação desta natureza. Expôs as suas ideias à Directora do Serviço de Imuno-hemoterapia daquele hospital, Dra. Joaquina Maria Macareno Bacalhau Bilro, que de imediato o apoiou e incentivou de forma a transformar a ideia em realidade.

As inscrições para potenciais dadores foram abertas e no dia 13 de Junho de 1992, dia da primeira reunião, já havia 13 pessoas inscritas para doar sangue. Dessas 13 pessoas foram escolhidas 5 para formar a Comissão Instaladora que tinha por missão elaborar os Estatutos e legalizar a Associação.

A referida comissão ficou assim composta: António Rocha, coordenador; Francisco Gamito, secretário; Vítor Silva, tesoureiro; e José Bento e Carlos Lopes, vogais.
No dia 11 de Setembro de 1992, em reunião com 25 potenciais dadores, foram apresentados e aprovados os Estatutos.

Após a elaboração dos Estatutos, foi necessário proceder ao seu registo Notarial e uma vez que a Associação não dispunha ainda de disponibilidade financeira, foi o Rocha, que adiantou essa verba.
Foi dado conhecimento ao Presidente da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira da existência desta Associação, já devidamente legalizada. O Presidente bem como os restantes elementos da Junta de Freguesia deram de imediato todo o apoio, logístico e financeiro, incluindo a verba gasta no registo dos Estatutos.


A primeira Assembleia-geral para eleição dos corpos data de 14 de Novembro de 1992.


Continuação - As Instalações


Este conteúdo tem origem em ADSBB
http://www.adsbb.pt

O endereço é:
http://www.adsbb.pt/modules/tinycontent/index.php?id=6