CUIDADOS PÓS-DÁDIVA

No final da colheita exerça uma pressão forte no local da punção, durante cerca de 5 minutos, para que a hemostase se faça de forma eficaz.

Tome cuidado ao levantar-se da cadeira de colheita evitando fazer força e dobrar o braço nas duas horas seguintes. Desta forma, ajuda a evitar o sangramento ou o aparecimento de hematoma. Em caso de sangramento, deverá exercer pressão no local e aplicar penso protector.

E em caso de hematoma, deverá aplicar gelo no local, com precaução, para evitar queimadura pelo frio.

Ingerir uma refeição ligeira após a dádiva.

Manter a manga " arregaçada" enquanto estiver a tomar uma refeição ligeira no pós- dádiva e só vestir o casaco após a refeição, para uma maior vigilância do local da punção. Não retirar o penso do local da punção durante, pelo menos, quatro horas.

Reforçar a ingestão de líquidos nas doze horas seguintes para ajudar na reposição da parte líquida dispendida na dádiva. Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas.

Evitar fumar durante uma hora após a dádiva, uma vez que o monóxido de carbono que é libertado ao fumar, reduz o oxigénio disponível, podendo ocorrer uma indisposição.

Evitar expor-se ao sol, ou permanecer demasiado tempo em pé.

Evitar locais mal ventilados.

Evitar actividade muscular intensa nas doze horas seguintes tais como trabalhos na construção civil, condução de máquinas e actividades desportivas que exigem um esforço do organismo que, estando ainda em fase de recuperação, poderá não ter capacidade de resposta.

Evitar outras actividades como trabalhos em altura, mergulho, pilotar aviões.

Só poderá retomar estas actividades após um período de repouso de vinte e quatro horas.

Imprimir o artigo Enviar artigo


S T Q Q S S D
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31